O significado do poliéster
Aug 25, 2018
Deixe um recado
Poliéster é uma categoria de polímeros que contém o grupo funcional éster em sua cadeia principal. Como material específico, refere-se mais comumente a um tipo chamado polietileno tereftalato (PET). Poliésteres incluem substâncias químicas que ocorrem naturalmente, como na cutina de cutículas de plantas, bem como produtos sintéticos como o polibutirato. Os poliésteres naturais e alguns sintéticos são biodegradáveis, mas a maioria dos poliésteres sintéticos não é. O material é usado extensivamente em roupas.
Dependendo da estrutura química, o poliéster pode ser um termoplástico ou termofixo. Há também resinas de poliéster curadas por endurecedores; no entanto, os poliésteres mais comuns são os termoplásticos. Exemplos de poliésteres termofixos incluem a marca Desmophen da Bayer. O grupo OH reage com um composto com funcionalidade Isocianato num sistema de 2 componentes produzindo revestimentos que podem opcionalmente ser pigmentados.
Os tecidos tecidos ou tricotados de fios ou fios de poliéster são amplamente utilizados em vestuário e artigos de decoração, desde camisas e calças a jaquetas e chapéus, lençóis de cama, cobertores, móveis estofados e tapetes de ratos de computador. As fibras, fios e cabos industriais de poliéster são utilizados em reforços de pneus para automóveis, tecidos para correias transportadoras, cintos de segurança, tecidos revestidos e reforços de plástico com elevada absorção de energia. A fibra de poliéster é usada como material de amortecimento e isolamento em travesseiros, edredons e estofados. Os tecidos de poliéster são altamente resistentes a manchas - na verdade, a única classe de corantes que pode ser usada para alterar a cor do tecido de poliéster são os chamados corantes dispersos.
Às vezes, fibras de poliéster são tecidas com fibras naturais para produzir um pano com propriedades combinadas. Misturas de algodão e poliéster (polycotton) podem ser fortes, resistentes a rugas e rasgões e reduzir o encolhimento. As fibras sintéticas que usam poliéster têm alta resistência à água, ao vento e ao meio ambiente, em comparação com as fibras derivadas de plantas. Eles são menos resistentes ao fogo e podem derreter quando incendiados.
Misturas de poliéster foram renomeadas para sugerir sua semelhança ou mesmo superioridade às fibras naturais (por exemplo, seda chinesa, que é um termo na indústria têxtil para um tecido de fibra 100% poliéster para lembrar o brilho e a durabilidade da seda derivada de insetos ).
Os poliésteres também são usados para fazer garrafas, filmes, lonas, canoas, telas de cristal líquido, hologramas, filtros, filme dielétrico para capacitores, isolamento de filme para fios e fitas isolantes. Os poliésteres são amplamente utilizados como acabamento em produtos de madeira de alta qualidade, como guitarras, pianos e interiores de veículos / iates. As propriedades tixotrópicas dos poliésteres aplicáveis a spray os tornam ideais para uso em madeiras de grão aberto, pois podem rapidamente preencher grãos de madeira, com uma espessura de filme de alta espessura por demão. Poliésteres curados podem ser lixados e polidos para um acabamento duradouro e de alto brilho.
Os poliésteres cristalinos líquidos estão entre os primeiros polímeros de cristais líquidos utilizados industrialmente. Eles são usados por suas propriedades mecânicas e resistência ao calor. Essas características também são importantes em sua aplicação como um selo abrasivo em motores a jato [carece de fontes?].
Os poliésteres naturais podem ter desempenhado um papel significativo nas origens da vida. Cadeias longas de poliéster heterogêneo são conhecidas por se formarem facilmente em uma reação de um vaso sem catalisador sob condições pré-bióticas simples.